Myiarchus é um gênero da subfamília Tyranninae da família Tyrannidae da ordem Passeriformes.
Em todas as aves do gênero, a garganta e parte superior cinzas, com a barriga amarela. Dorso escuro, com a cabeça relativamente grande e penas do topete mantidas semieriçadas. Bico escuro e forte. Cauda longa, do mesmo tom das costas. Nas asas, duas faixas claras e bordos claros nas penas de vôo.
Essas espécies são muito parecidas, de difícil identificação até para especialistas.
O canto é a característica principal para diferenciação.
Na maria-cavaleira, o bico é todo negro, embora os detalhes somente possam ser observados de perto e com ótima luz. Assim como outras maria-cavaleiras, possui a parte inferior amarela, a garganta cinza e as partes superiores castanhas. Difere das outras espécies pelo pequeno topete e pela ausência de manchas brancas ao redor dos olhos.
Um chamado rápido é o mais corriqueiro. Alegre, levemente acelerado no início e terminado com uma nota um pouco mais longa.
Mantém-se pousados abaixo da copa, seja em matas, seja em áreas abertas. Usam desde as árvores altas até o sub bosque das florestas, bem como vivem nas áreas de cerrado aberto. Seus hábitos não diferem muito das outras marias-cavaleiras, pois passa a maior parte do tempo imóvel, empoleirada no estrato médio de bordas de matas.
Ocorre em todo o Brasil.
O irré apresenta os tons da cabeça e pescoço são mais esmaecidos do que as costas, característica visível sob boa iluminação. Na base do bico, uma área clara muito nítida na população pantaneira.
Como os demais, vive solitário a maior parte do ano. O canto característico é um chamado choroso, curto, repetido várias vezes em intervalos curtos. Mais escutado no começo da manhã.
Esta é a única espécie do gênero Myiarchus, na América do Sul, que tem comportamento migratório.
A maria-cavaleira-pequena ocorre nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado possui cerca de 1/3 maior do que as outras espécies do gênero, apresenta as penas da cauda com um largo bordo marrom na parte interna (os juvenis do gênero possuem uma faixa estreita nas duas margens e ponta). Nas asas fechadas, uma linha marrom avermelhada nas penas de vôo da parte mais externa. Essas características necessitam de excelente luz para serem notadas.
Ocorre em todos os ambientes florestados, sendo mais comum na mata seca e no cerradão. Aparece nas áreas de cerrado mais denso. Como também em borda de matas, campos com árvores esparsas e caatingas.
Ocorre no Brasil todo.